Os planetas do sistema solar agrupam-se em três categorias:
Planetas (principais) - descrevem as suas órbitas directamente em torno do Sol, têm um valor de massa suficiente para assumirem uma forma aproximadamente esférica e a vizinhança da sua órbita está livre da presença de outros objectos.
Planetas anões - descrevem as suas órbitas directamente em torno do Sol, têm um valor de massa suficiente para assumirem uma forma aproximadamente esférica, a vizinhança da sua órbita não está livre da presença de outros objectos e não são satélites.
Planetas secundários ou satélites - descrevem translações em torno dos planetas principais.
Os planetas (principais) classificam-se segundo as suas características físicas em ois grandes grupos: planetas telúricos ou rochosos e planetas gasosos ou gigantes.
[Figura Netxplica]
Planetas telúricos, rochosos ou terrestres- Assim chamados devido às semelhanças que apresentam com a Terra, são planetas essencialmente constituídos por materiais sólidos (elevada densidade), apresentando-se estruturados em camadas com densidade elevada. Têm um diâmetro menor ou próximo do diâmetro da Terra. As atmosferas, quando existem, são pouco extensas relativamente às dimensões dos respectivos planetas. Os movimentos de rotação são lentos e possuem poucos ou nenhum satélite. São planetas telúricos Mercúrio, Vénus, Terra e Marte.
Planetas gasosos ou gigantes - Designação dos planetas, também chamados planetas longínquos, que possuem diâmetros muito superiores aos dos planetas telúricos. Apresentam baixa densidade e são essencialmente formados por gases. Possuem um núcleo pequeno, movem-se com maior velocidade que os planetas telúricos e, na generalidade, apresentam numerosos satélites. São planetas gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.
Nota: A partir do dia 24 de Agosto de 2006 Plutão passou a ser considerado um planeta anão. Esta alteração de classificação deve-se ao facto de Plutão não cumprir um dos requisitos da definição de planeta, isto é, a sua órbita faz-se numa zona, conhecida como Cintura de Kuiper, onde estão localizados muitos outros objectos celestes. Como tal, a vizinhança da órbita deste planeta não se encontra "livre". Entre outros planetas anões incluem-se o 2003UB313 (informalmente conhecido como Xena), um corpo celeste maior que Plutão, descoberto em 2003 em órbita do Sol na Cintura de Kuiper, e Ceres, o maior asteróide da Cintura Interna de Asteróides. Assim, a partir desta data (26.Ago.2006) o nosso Sistema Solar passou a ter apenas 8 planetas (principais). Planetas anões
Sem comentários:
Enviar um comentário