domingo, 27 de novembro de 2011

O sistema solar


Na 26ª Assembleia Geral da União Astronómica Internacional, realizada em Praga, em 2006, foi votada uma resolução que visou a criação de novas categorias de classificação dos corpos do Sistema Solar.

Actualmente, considera-se que o Sistema Solar é constituído por uma estrela central, o Sol (que ocupa cerca de 99% da massa do Sistema Solar), à volta da qual giram oito planetas principais, dezenas de planetas secundários, alguns planetas anões e outros objectos referidos colectivamente como Pequenos Corpos do Sistema Solar, onde se incluem os asteróides e os cometas. Calcula-se que o Sistema Solar possúa um diâmetro de 12 000 milhões de quilómetros.

A União Astronómica Internacional define planeta principal como sendo um corpo celeste que: 1) orbita em torno do Sol; 2) tem massa suficiente para que a própria gravidade seja suficiente para que o corpo assuma forma aproximadamente esférica. 3) atraiu para a sua superfície todos os corpos celestes na vizinhança da sua órbita, possuindo-a desimpedida de outros astros.



[Fig. Transparências Areal Editores]


O nosso sistema solar é constituído pelo Sol e por todos os corpos que gravitam em torno dele, isto é, planetas, asteróides e cometas.

Sol - O Sol, nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos. Basicamente, é uma enorme esfera de gás incandescente, em cujo núcleo acontece a geração de energia através de reações termo-nucleares. O estudo do Sol serve de base para o conhecimento das outras estrelas, que de tão distantes aparecem para nós como meros pontos de luz.

Planetas - Corpos celestes que estão em órbita em torno do Sol, têm um valor de massa suficiente para estarem em equilíbrio hidrostático e assumirem uma forma aproximadamente esférica e cuja vizinhança da órbita está livre da presença de outros objectos.



Asteróides - Corpos rochosos de forma irregular que se deslocam geralmente entre as órbitas de Marte e Júpiter. Classificados com pequenos corpos do Sistema Solar.



Cometas - Corpos celestes muito primitivos do Sistema Solar, rochosos, de diâmetro de 8 a 10 km com órbitas muito excêntricas relativamente ao Sol. Classificados com pequenos corpos do Sistema Solar.

Sem comentários:

Enviar um comentário