quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O mobilismo geológico: teoria da tectónica de placas


Placa litosférica é a designação da parte rígida superficial da Terra, com cerca de uma centena de quilómetros de espessura, cujo conjunto constitui a litosfera. Pode deslocar-se horizontalmente sobre o seu substrato viscoso, que se chama astenosfera. Os limites entre as placas, denominados bordos das placas, são de três tipos: rifte oceânico, zona de subducção e falha transformante.

A Teoria da Tectónica de Placas defende que a litosfera (parte superior da Terra que engloba a crusta e a parte do manto superior) se encontra fragmentada em diferentes porções. Estas porções, que encaixam umas nas outras como se de um puzzle se tratasse, são as placas litosféricas, que mais não são do que grandes fragmentos da zona mais superior da geosfera, constituídas por rocha sólida.

[Fig. Transparências Porto Editora]

A mobilidade das placas tectónicas tem como consequência a mudança da configuração e da localização dos continentes e dos oceanos no decurso do tempo. Os fundos oceânicos são gerados ao longo das dorsais (2), expandem-se e são destruídos ao longo das zonas de subducção (3). Daí a juventude dos fundos oceânicos Figura. As fronteiras das placas são, igualmente, locais onde se gera actividade vulcânica (1 e 4) e sísmica. Figura Transparências Areal Editores

As alterações ocorridas e que, certamente, continuarão a ocorrer na posição dos continentes e dos oceanos são explicadas pelo movimento das placas tectónicas ou litosféricas.

Placas tectónicas ou litosféricas - segmentos (litosféricos) que se deslocam sobre a astenosfera, interagindo ao longo do tempo entre si em um processo geodinâmico que origina montanhas e bacias geológicas, ocorrendo terremotos, erupções vulcânicas e outros eventos geológicos associadamente a esses movimentos das placas.

I- Rifte; II- Mar; III- Fossa; IV- Litosfera; V- Astenosfera; VI- Basalto; VII- Dorsal.

Com base na localização de vulcões e sismos, foi possível considerar a litosfera dividida em porções de cerca de 100 km de espessura, chamadas placas litosféricas (Imagem Porto Editora). Graças a informações fornecidas por satélite, é possível confirmar-se o movimento relativo dos continentes.
_________________
____________________________________________________________________________________________________________

Terça Mar 25, 2008 11:09 netxplica.com :: Voltar a 29 GEO - A Terra, um planeta em mudança
............................................................................................................................................................................................................................................................
Página 1 de 1

Responder    Novo   

Sem comentários:

Enviar um comentário