quinta-feira, 10 de novembro de 2011


O mobilismo geológico: limites das placas litosféricas


A litosfera encontra-se fragmentada em diferentes placas que estão em constante movimento, segundo direcções bem definidas. Existem zonas onde se forma nova litosfera, isto é, zonas onde a placa litosférica está a crescer, zonas onde a litosfera vai sendo lentamente destruída, isto é, zonas onde a placa litosférica vai desaparecendo, e zonas onde não há formação nem destruição de litosfera. As fronteiras de placas são locais onde o movimento relativo entre as diferentes placas faz com que haja grandes quantidades de energia envolvida neste processo, pelo que, são locais onde se gera actividade vulcânica e também sísmos com relativa abundância.


A- Colisão de placa continental com placa continental; B- Colisão de placa oceânica com placa continental; C- Colisão de duas placas oceânicas | Formação de ilhas vulcânicas; D- Afastamento de duas placas oceânicas ; A e B- Formação de montanhas.


Os limites das placas litosféricas podem ser de diversos tipos: construtivos, destrutivos e conservativos.


[Figura Netxplica]

LIMITES CONSTRUTIVOS / PLACAS COM MOVIMENTO DIVERGENTE - O sentido do movimento relativo entre as duas placas litosféricas faz com que elas se afastem uma da outra devido à ascensão de magma. Ocorre a formação de nova litosfera.
LIMITES DESTRUTIVOS / PLACAS COM MOVIMENTO CONVERGENTE - O sentido do movimento relativo entre as duas placas litosféricas faz com que elas se aproximem uma da outra. Ocorre destruição de litosfera.
LIMITES CONSERVATIVOS / PLACAS COM MOVIMENTO TRANSFORMANTE - O sentido do movimento relativo entre as duas placas litosféricas faz com que elas deslizem lateralmente uma em relação à outra. Não ocorre formação nem destruição de litosfera.

Fig. Transparências Areal Editores Fig. Transparências Porto Editora
_________________
____________________________________________________________________________________________________________

Terça Mar 25, 2008 11:06 netxplica.com :: Voltar a 29 GEO - A Terra, um planeta em mudança
............................................................................................................................................................................................................................................................
Página 1 de 1

Responder    Novo   

Sem comentários:

Enviar um comentário