| | |
O mobilismo geológico: teoria da deriva dos continentes
A Teoria da Deriva dos Continentes, formulada por Alfred Wegener (figura de baixo) em 1912, admitiu a deslocação dos continentes uns em relação aos outros, contrariamente ao que se pensava até então. Tudo terá começado quando Wegener, que recuperava num hospital de um ferimento obtido em combate durante a 1ª Guerra Mundial, observou a complementaridade existente entre a costa ocidental de África e a costa oriental da América do Sul e admitiu que os dois continentes pudessem, num passado longínquo, ter estado unidos.
Alguns cientistas, como Wegener, admitiram a hipótese de que os continentes estiveram unidos num supercontinente, a Pangeia, rodeado por um só oceano designado Pantalassa. Esse supercontinente ter-se-ia fragmentado em dois continentes: Laurásia, a norte, e Gonduana, a sul. Animação
Wegener admitiu a hipótese de que os continentes estiveram unidos, há cerca de 225 M.a., num supercontinente designado Pangeia. Não foi apenas durante a existência da Pangeia que as diferentes áreas continentais estiveram unidas. Várias vezes, no decurso da História da Terra, tal fenómeno ocorreu e várias "pangeias" se formaram, se fragmentaram em continentes diferentes dos actuais e outros mares e oceanos se abriram e fecharam.
Dados que apoiam a hipótese da existência do continente Gonduana, formado por continentes que hoje se encontram separados:
- Traçado complementar de zonas costeiras de continentes hoje separados como, por exemplo, a África e a América do Sul.
- Semelhança entre camadas rochosas com a mesma idade em certas regiões de vários continentes actualmente distantes.
- Testemunhos fósseis, como o do feto Glossopteris (figura de baixo), que aparece fossilizado exclusivamente em África, na América do Sul, na Índia, Na Austrália e na Antárctida.
_________________
____________________________________________________________________________________________________________
Terça Mar 25, 2008 11:10 netxplica.com :: Voltar a 29 GEO - A Terra, um planeta em mudança
............................................................................................................................................................................................................................................................
Página 1 de 1
|
| |
Sem comentários:
Enviar um comentário